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Qualidade da Água

Controlo da qualidade da água de consumo humano

 

No que à qualidade da água diz respeito, os SMAS de Vila Franca de Xira, regem-se pelos mais elevados níveis de exigência, que se concretizam na elevada qualidade da água, comprada à EPAL e distribuída à população do Concelho de Vila Franca de Xira, comprovada pelos resultados obtidos nas análises laboratoriais de controlo de qualidade da mesma, realizadas em conformidade com a legislação aplicável, o Decreto-lei n.º 69/2023 de 21 de agosto – Regime legal da qualidade da água destinada a consumo humano.

A qualidade da água tem sido formalmente reconhecida, através da distinção dos SMAS de Vila Franca de Xira, com o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, atribuído anualmente, desde 2014, pela ERSAR – Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos.

Diariamente, ao longo do ano, são efetuadas colheitas de amostras de água para análise, pelos técnicos certificados para a realização de amostragem de água para consumo humano, destes SMAS, em pontos da rede de abastecimento previamente estabelecidos para serem representativos da totalidade da água distribuída por todo o Concelho, nas várias zonas de abastecimento existentes. A análise das amostras de água é realizada por laboratórios acreditados, designadamente pelo LAB – Laboratório de Ensaios dos SMAS de Vila Franca de Xira (ver Certificado de acreditação L-0653 e Anexo Técnico), em parceria com laboratórios externos, contratados anualmente, em conformidade com o previsto na legislação em vigor.

Os pontos de amostragem de água, bem como os parâmetros a analisar e a respetiva frequência de análise são definidos anualmente num Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) de consumo humano, elaborado pela Entidade Gestora do sistema de abastecimento público (SMAS de Vila Franca de Xira) e submetido à aprovação da ERSAR – autoridade competente para a coordenação e fiscalização do setor.

Para ser possível garantir os bons resultados analíticos da água na torneira do consumidor final, existe, por outro lado, um adequado controlo operacional que, apoiado numa avaliação específica do risco, realizada ao longo de todo o Sistema de Abastecimento, permite assegurar a contínua qualidade da água, ajustar o reforço da sua desinfeção onde se verifique necessário e definir outras medidas, preventivas e corretivas, a implementar em termos de manutenção da rede de abastecimento, garantindo a segurança da água ao longo de toda a sua extensão, desde o ponto de entrega da entidade gestora em alta – EPAL, passando pelos reservatórios, até às torneiras dos consumidores, através de quilómetros de condutas e ramais.

Sempre que ocorra uma situação de incumprimento de algum dos parâmetros analisados, face aos respetivos limites estabelecidos por lei para água de consumo humano, é comunicado o incumprimento à Autoridade de Saúde e à ERSAR e simultaneamente, são tomadas as medidas corretivas imediatas, com o adequado acompanhamento e posterior realização de análises de verificação, que comprovem que a situação está solucionada. Caso se verifique necessário, todas as entidades envolvidas colaboram no sentido da resolução da situação detetada e na informação à população sempre que se considere existir perigosidade para a salvaguarda da saúde pública.

Podem ser consultados, o grau de dureza e os relatórios trimestrais dos resultados analíticos de controlo da qualidade da água, nas várias zonas de abastecimento, em “Os nossos resultados”.

 

Certificado de Acreditação

Anexo Técnico

Decreto-Lei n.º 69/2023 de 21 de agosto

Conteúdo atualizado em2024/02/2909:44